OFICINAS GRATUITAS

Estão abertas as inscrições para a oficina de Teatro de Objetos que será realizada em São Bernardo do Campo (no dia 13 de maio, das 10h às 16h) e em Cubatão (nos dias 25 e 26 de maio, das 9h às 12h). Os interessados devem enviar breve currículo e carta de interesse para o e-mail info@sobrevento.com.br. O projeto é realizado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural - do Governo do Estado de São Paulo.

Vertente mais moderna do Teatro de Animação, filho temporão - rejeitado e depois acolhido - do Teatro de Bonecos, o Teatro de Objetos é uma linguagem teatral muito particular, que cruza objetos prontos com gente não tão pronta. Desenganado pelos doutores, enganou a morte anunciada, mudando de cara e de endereço, assumindo novas personalidades e integrando-se a outras famílias. Com todas as suas limitações e possibilidades (que todos temos e muitos não reconhecemos), o Teatro de Objetos segue em frente, em meio a todos os que caem, assumindo a sua fragilidade e revelando a nossa. Porque o Teatro não é somente aquilo que se tornou, mas tudo aquilo que pode ser.

Por meio de improvisações e valendo-se do uso de metáforas, figuras de linguagens e associações de ideias, caminhos que permitam ao ator dar uma função poética ao objeto, o aluno poderá descobrir as possibilidades do Teatro de Objetos e experimentar a construção de uma dramaturgia pessoal.



TURNÊ SÓ

Só, espetáculo para adultos, será apresentado em São Bernardo do Campo, Santos e Piracicaba. O espetáculo, que tem música original composta por Arrigo Barnabé, fala da solidão e da desumanização nas grandes cidades e no mundo moderno. Além de apresentações, o SOBREVENTO coordena oficinas e promove debates sobre o Teatro de Objetos - linguagem utilizada na criação do espetáculo. O projeto, que é realizado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, já passou por São José do Rio Preto e Campinas. Confira a programação:

Dia 13 de maio, sábado, às 18h e às 20h - CREC Baeta Neves (São Bernardo do Campo - SP)

Dias 25 e 26 de maio, quinta e sexta, às 21h - Sesc Santos (SP)

Dia 1 de julho, sábado, às 18h e às 20h - Sesc Piracicaba (SP)



SÃO MANUEL EM SANTOS

O espetáculo para adultos SÃO MANUEL BUENO MÁRTIR será apresentado no Sesc Santos, no dia 27 de maio, às 19h. A peça, que tem música original composta pelo pernambucano Henrique Annes e figurinos de João Pimenta, apresenta o drama de um padre que não acreditava em Deus. O SOBREVENTO coloca em cena - sobre uma mesa, que representa a pequena cidade onde se desenrola a trama - mais de 40 bonecos de madeira, esculpidos pelo artista plástico paranaense Mandy. A música, que transita entre o popular e o erudito, é executada ao vivo por um bandolinista, um violonista e um violoncelista.

NOSSO TEATRO DE OBJETOS

O espetáculo foi criado a partir das possibilidades e limitações do Teatro de Objetos, a vertente mais moderna do Teatro de Animação. A técnica baseia-se no uso de objetos prontos, ready-mades, no lugar de bonecos, deslocando-os da sua função (mas sem transformar a sua natureza), para explorar uma dramaturgia que se vale de metáforas, símbolos e figuras de linguagem, em lugar da manipulação propriamente dita. Mas para o SOBREVENTO, que é um dos maiores especialistas brasileiros nesta linguagem, o Teatro de Objetos é particularmente provocador quando apresenta um repertório pessoal, autobiográfico, íntimo e autoral do ator, que se expõe através dos objetos. O grande potencial do Teatro de Objetos não está nas suas particularidades técnicas, mas naquilo que é capaz de despertar de mais profundo e revelador daquele artista, por meio de seus objetos. Como disse Christian Carrignon, um dos precursores da linguagem no mundo, “o Teatro de Objetos pertence ao nosso tempo e à nossa sociedade e sua vocação primeira é a de tocar nossa intimidade, de interrogar o enigma que nós somos aos olhos dos outros." O SOBREVENTO tem se debruçado sobre o Teatro de Objetos nos últimos sete anos, utilizando-o em suas mais recentes montagens. Foi responsável por trazer ao Brasil os seus principais representantes. Organizou turnês, festivais, debates, mesas-redondas e oficinas sobre o tema. Deu assessoria técnica em montagens de outras companhias nacionais interessadas nesta pesquisa. Sandra Vargas, do SOBREVENTO, é autora de um dos mais referenciais artigos acerca do tema, publicado no país. Ela também é curadora de um grande Festival Internacional de Teatro de Objetos – FITO –, que, desde 2009, já passou por nove capitais brasileiras e foi assistido por mais de 300.000 pessoas.



EU TENHO UMA HISTÓRIA

A partir de maio, o SOBREVENTO apresenta a intervenção poética EU TENHO UMA HISTÓRIA, que homenageia o Brás e o Belenzinho - região onde fica o Espaço Sobrevento, desde 2009. São quatro cenas de aproximadamente 10 minutos - apresentadas em tendas para 10 pessoas - que retratam, com a delicadeza e a força poética do Teatro de Objeto - momentos marcantes de personagens ilustres que tiveram sua própria história cruzada com a história dos bairros. O projeto SOBREVENTO 30 ANOS - MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS foi contemplado pela 28ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Confira a programação:

Dia 20 de maio, às 15h - Museu Catavento

Dias 21, 23, 24 e 28 de maio, às 15h - Museu da Imigração

Dias 17 e 18 de junho, às 15h - Museu Catavento